Lifelong Learning: O que sua Marca Pessoal aprendeu hoje?

WhatsApp Image 2019-06-14 at 12.32.05Eu ouço muito (e por vezes já repeti) que daqui a 20 anos, os jovens que se formam vão trabalhar em profissões que não existem.

Mas pare pra pensar ✋! Por acaso nós, que somos jovens há mais tempo, não vamos estar trabalhando daqui a 20 anos? .

Longevidade + salubridade para fugir das doenças mentais e emocionais demandarão que todos trabalhem por mais tempo e nem entrei aqui nas questões econômicas…

Por isso temas como aprendizagem perpétua,  aprendizagem contínua ou Lifelong learning dizem respeito a mim, a você e a qualquer profissional que preze não só a gestão de carreira, como também a qualidade de vida, daqui pra frente.
.

O pesquisador, Juan Ignacio Poso, previu há décadas, a substituição do homo sapiens (homem que sabe), pelo homo dicen (homem que aprende) de forma a sustentar a dinâmica da nova organização social.

Em pouco tempo teremos uma nova classe de letrados projection-of-world-population-SSP2-IIASA . E sem ter tempo para formar escolas e professores que entreguem esse aprendizado, crescerá a dinâmica de novos espaços e novas formas de aprender. Elas já pipocam por aí!

Esperar que te cobrem esse aprender é quase que um suicídio profissional. Essa vontade precisa ser autônoma, é você que precisa buscar. Desenhar a carreira de forma multidisciplinar, movimentando sua marca pessoal de forma que ela se abasteça e se esvazie (pois desaprender também será necessário num mundo com overdose de informação), ajuda a manter os níveis de empregabilidade num futuro que ninguém sabe ao certo qual é.

Aprender é cuidar da marca. Da sua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s