Outro dia ainda vi perguntarem se o Marketing não poderia enganar as pessoas. Nesse mundão de aparência, vez ou outra, tem ainda quem faça assim e pior, chame isso de Marketing.
Mas é justamente o contrário! O Marketing existe para dar relevância a algo, alguém ou alguma coisa real, no que tem de melhor, para quem já precisa dela e talvez nem tenha percebido.
Cada vez mais confundem Marketing com design, com publicidade, com promoção e ultimamente, até com autoajuda….ai, ai….
Marketing não é isso. Marketing é mercado….Na tradução literal. Tanto que quem estuda e se forma em Marketing NÃO é marketeiro, é mercadólogo.
Definição de Marketing? Você vai encontrar dezenas, centenas, quem sabe? Eu prefiro a simplicidade. É mercado, é estudo da troca, das interações e das motivações que a geram. É estratégia pra essa troca acontecer e gerar valor. Para ambos os lados.
E num contexto aplicado às pessoas, continua sendo isso. Porque gente nasceu pra trocar: impressões, ideias, sentimentos, valor…
O Marketing movimenta a marca. Uma marca quer pertencer e ser relevante no mercado. Uma marca pessoal quer pertencer e ser relevante no seu meio. Porque pertencer é uma necessidade básica do ser humano (Maslow, lembra?) desde o tempo em que se vivia em cavernas. Não mudou de lá pra cá. Ainda é assim.
Por isso Marketing não é coisa de um. É coisa de todos. Você pode até não perceber, mas em algum momento já fez o seu.