Marcas Influentes: como o Google investe em pessoas.

Em 2018, o Google ficou entre as marcas mais influentes para o consumidor brasileiro, segundo a IPSOS

5A6F58FA-10CD-4BB0-80C3-0414E0856F2AAtributos da marca como liderança, inovação, confiança, presença, responsabilidade social e engajamento, determinam a influência que ela tem na vida das pessoas e podem, SIM, ser relacionados aos atributos que uma marca pessoal precisa ter para ser relevante.

Em se tratando de Google, sabemos que o pilar de inovação é aquele que sustenta a força da marca. Para mantê-lo vivo e culturalmente disseminado entre sua comunidade o Google deixa bem claro quais são seus princípios de inovação.

Essa lista é periodicamente atualizada por Gopi Kallayil, e sua última versão lista o seguinte:

A inovação acontece em todo lugar

Ideias vêm de qualquer pessoa, não importa se ela está como CEO da empresa ou como porteiro. Todos podem contribuir com ideias e inspiração.

Foco no usuário

Tudo que se cria no Google é pensado para quem está na outra ponta. Se é lucrativo, se é de complexa construção, se é escalável…tudo isso fica em segundo plano. A experiência do usuário tem que ser incrível, e, ser for, as pessoas cuidarão de escalar e gerar lucro.  Todo o resto é consequência. Vale lembras que pensando em experiência, no Google, menos é mais, ou seja, tudo deve ser simples e intuitivo para quem usa.

Pense dez vezes mais, não 10% mais

É o conceito “Tem X” para potencializar as ideias e pensar realmente fora da caixa. Com isso, nenhum projeto no Google é deixado de lado, por mais impossível que pareça. Alguém aí já ouviu a expressão: O Google vai dominar o mundo?  Talvez essa ideia parta do princípio Tem X.

Aposte nos conhecimentos técnicos

Ao ouvir seus colaboradores o Google incentiva e observa que eles estão de olho nos dados do mundo. O tempo todos estes dados estão nos dizendo alguma coisa, nos mostrando oportunidades de onde e o que precisa ser melhorado. Foi ouvindo o que os professores diziam sobre as dificuldades para manter seus alunos conectados e atento às aulas e sobre o peso dos equipamentos que eles carregavam,  que ele lançou o Chromebook, um hardware voltado para o uso na nuvem e com foco na rotina educacional. Colhendo os dados sobre morte no trânsito, criou o carro autônomo, sem condutores. Dados no Google, são bússolas.

Interaja com os usuários

Feito é melhor que perfeito. Mesmo que  ideia ainda não esteja 100% pronta ela é lançada e vai sendo aprimorada durante o processo. Nesse sentido o aprimoramento ocorrerá a partir do feedback dos usuários e, ninguém melhor do que eles para dar feedback não é mesmo?

Conceda 20% de tempo livre aos colaboradores

No Google exercitar a paixão é o combustível para manter a criatividade em alta, por isso 20% do tempo dos colaboradores é aplicado naquilo que ele mais ama fazer. Iniciativas assim geraram ideias com adSense.

Novos processos e novas pessoas são bem-vindas

A colaboração de quem está fora é sempre bem-vinda. Assim como a contribuição para suas ferramentas de código aberto – open source – que desperta o interesse de quem não faz parte do time, mas que também pode revelar novos talentos.  O Google mantém suas pontes.

Falhe bastante

Falhar faz parte do processo e o resultado disso não deve ser a punição, mas a aprendizagem. O que não se pode é demorar demasiado em uma ideia que não deu certo. Não vingou, a próxima. Vida que segue!

Tenha uma missão significativa

Missão e propósito devem estar claros e não é algo da empresa, mas de cada pessoa que faz parte.  Esse senso norteia a responsabilidade do impacto que o trabalho de cada um gera na vida de milhões de pessoas através do Google.

Percebemos então, que o impacto de uma marca, por mais que estejamos falando de uma das maiores tecnologias que já surgiu, passa o tempo todo pela valorização de pessoas. Cada marca pessoal forma, no conjunto, o propósito a missão e os valores de uma marca corporativa e ambas precisam estar alinhadas para que a mensagem final sejIMG_3372a transmitida sem ruídos. Isso favorece o sentimento de pertença, de entrega com excelência e obviamente os resultados.

Por isso, as empresas devem olhar para seus  colaboradores como marcas agregadoras, que juntas construirão seu verdadeiro valor no mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s