Os 5 pilares que tornam sua marca pessoal uma love brand.

Você sabe o que é uma love Brand?
Sim, como o nome diz, uma marca  amada.

No Universo das marcas de produtos, onde 20 mil novos produtos são lançados todo os meses, ser uma love brand, além de ser lembrada, quer dizer ser aquela marca com poder de fidelizar o cliente. Exemplo disso? Coca-cola, Aplee, Star Bucks, Havaianas…

Ser uma love brand é ter uma conexão tão forte com o consumidor que, mapple-1esmo que apareçam concorrentes, ou que algo de “errado” aconteça com a marca, a confiança e a fidelidade dificilmente são abaladas.

Lembram do recente caso com as  baterias da Aplee? Virou notícia e muito se tentou alardear o fato de os consumidores terem sido lesados na troca do

No universo das marcas pessoais também existem marcas amadas, que constroem uma identidade tão consistente e conexa, que são amadas pelos seus fãs a ponto de não serem trocadas e desprezadas em situação alguma.

modelo do Iphone, porém , usando de sua credibilidade construída e com uma rápida reação, o ocorrido não abalou a relação com o consumidor. Quem usa Apple não deixou de usar (e amar).

mjQuerem um exemplo? Michael Jackson é um deles.  Construiu sua marca pautada na excelência em tudo o que fazia (que assistiu “This is It” sabe do que estou falando) e ainda que tendo uma trajetória cheia de polêmicas, seguiu e segue (já que a marca se perpetua o legado) trazendo seu público fiel, além de ter o reconhecimento pelo que construiu, mesmo daqueles que não se consideram seus fãs. Percebam que, mesmo no auge da crise, quando as piores acusações caíram sobre Michael (no caso da polêmica envolvendo pedofilia) os fãs o “perdoaram” ou fizeram vista. Nada pôde ser provado, mas fato é, que só o que foi levantado seria suficiente para tirar de circulação marcas pessoais não amadas. Quantos artistas perderam suas reputações por situações semelhantes? Vamos lembrar de casos recentes como os de Jose Mayer, Willian Wack. Estrago feito.

Outros bons exemplos de marcas pessoais amadas são Ayrton Senna, Barack Obama, Marilyn Monroe, Silvio Santos…

Ser uma love brand serve também como objetivo para pessoas comuns em seus meios de convivência. Quem não quer uma conexão real, deixar valor, construir legado? Quanto mais amado, reconhecido e acreditado, mais chance de impactar seu público e de fidelizar seus clientes afinal, pessoas fazem negócios com quem confiam.

A construção de uma love brand não acontece do dia pra noite, requer que você tenha valores claros, que gere identificação com seu público, e acima de tudo, que passe verdade. Confiança é a base de toda a construção.

Muitas vezes você cria a marca pautada nestes elementos mas o que a marca é de fato e  a imagem dela (o que as pessoas pensam que ela é ) precisam ter u perfeito alinhamento, de modo que ela seja reconhecida como uma love brand. É aí que o trabalho de posicionamento e gestão de marca faz toda a diferença.

Desde 2016 a Accenture Interactive e a Fjord criaram um índice que anualmente mede o amor às marcas, o The Love Index.  Além de ranquear as marcas mais amadas pelos consumidores, eles ressaltam os pilares que faz com que estas marcas criem essa coexão com as pessoas. Podemos aqui adaptar estes atributos mostrando que eles também funcinam para marcas  pessoais:

Os cinco pilares fundamentais para que sua marca pessoal seja amada pelas pessoas:

1.  Ser divertido: não quer dizer que você precise ser engraçado ou contar piadas. O sentido de diversão aqui está muito ligado à leveza , ao bom astral. Quer dizer que  ao estarem com você as pessoas precisam se sentir bem e ter uma experiência positiva. O humor em si, ajuda a engajar, a gerar conexões emocionais de forma a criar memórias positivas e fazer com as pessoas tenham mais vontade de estar perto de você ou daquilo que você cria.

2. Ser relevante:  num primeiro ponto, significa criar valor. Ninguém tem tempo para perder com aquilo que não é relevante. Sua presença e seu conteúdo precisam fazer sentido na vida das pessoas. Por isso, tenha clara sua intenção. O que sua marca agrega na vida das pessoas? Para quê você existe na vida delas? Se você é um profissional liberal, tem  um produto ou serviço , precisa saber de forma clara o que quer entregar para as pessoas e o que isso fará de diferença na vida delas.

3. Ser envolvente: o envolvimento significa que tendo o seu objetivo claro, ira  alinhá-lo às necessidades das pessoas e adaptá-los às suas expectativas. Num processo de Personal Brading é quando se define o como vou entregar este valor. Aqui a palava de ordem é estratégia.

4. Ser sociável: O valor aqui é alto. Gerar conexões entre pessoas é fundamental, afinal, sucesso é o que você sabe, vezes quem você conhece.  Em época de tantas possibilidades trazidas pelas redes sociais, a  interação em tempo real como seu público, possibilita estabelecer um dialogo rápido e fiel. A gestão de crises ficou muito mais dinâmica, mas não dominar as técnicas de comunicação nestes meios pode ser perigoso e causar um efeito reverso.  Outro ponto importante no pilar social é que uma love brand será catalizadora de conexões entre as pessoas e isso poderá torná-la ainda mais forte se usada de forma estratégica.

5. Ser útil: ter o valor percebido, ou , quando aquilo que você comunicou que ia fazer foi feito e teve impacto na vida de alguém, gerou encantamento, foi eficiente e sentido como tal. Ser útil na vida das pessoas gera conexão e fidelização.Mais ainda, faz com que você seja mencinoado como algo positivo, indicado com confiança. Nesse ponto, você conquistou seu público e ele “trabalha” para sua marca, faz sua propaganda , te perpetua .

Agora me diga, olhando para você hoje, para sua marca pessoal, de 0 a 10, o quanto você é uma lovebrand para seus amigos, seu público, seus clientes?

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer dividir sua história ou ponto de vista? Deixe seu cometário, vou adorar responder cada um.

Te vejo no próximo post ®

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s